Usuárias da Saúde Mental fazem curso de corte e costura em Pelotas
sexta-feira, 26 de outubro de 2012Desde segunda-feira (22), um grupo de doze usuárias das unidades de Saúde Mental de Pelotas participou de um curso de Corte e Costura promovido pelo serviço Reabilitação, Trabalho e Arte (Retrate), ligado à Gerência de Saúde Mental da Secretaria Municipal Saúde (SMS), o Sindicato Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o INSS. As aulas, que terminaram ontem (25), ocorreram nos dois turnos: das 8h às 12h e das 13h às 17h30, na sede do Retrate, na rua General Telles, quase esquina General Osório, ao lado do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Escola. Quem teve 100% de presenças, ganhou certificado de participação no curso.
Ministrado por Rita Ariolina (Senar), o curso ensinou as participantes a fazer moldes e confeccionar calças, camisetes e saias femininas e logo a criar vestidos, macacões e macaquinhos unindo dois moldes. “É bom ver como elas ficam satisfeitas em poder usar uma roupa feita por elas mesmas”, diz Gracia Ennes, coordenadora do Retrate, ressaltando o lado terapêutico do aprendizado.
Gracia diz que esta foi a última oficina deste ano, mas para 2013 já estão previstas novas oficinas de requalificação, reaproveitamento de alimentos, confecção de objetos em palha de milho e também novas turmas de corte e costura.
Fonte: Prefeitura Municipal de Pelotas