Samu Pelotas receberá mais duas ambulâncias
terça-feira, 2 de outubro de 2012O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Pelotas deve receber, nas próximas semanas, duas ambulâncias, sendo uma unidade básica (USB) e a outra avançada (USA). A confirmação chegou em 28/9, por meio de e-mail da Coordenação Geral de Urgência e Emergência, do Ministério da Saúde (MS) ao prefeito Adolfo Antonio Fetter, com cópia para a secretária municipal de Saúde, Arita Bergmann. “Ficamos muito felizes com a notícia de que o Samu Pelotas foi contemplado com estas ambulâncias, o que completa nosso momento de modernização do serviço, depois de melhores salários, melhor estrutura física, aquisição de equipamentos para os funcionários, regulação e informatização total dos serviços, com gravação de 100% das ligações recebidas pelo 192. Com isso, tenho certeza de que seremos o primeiro Samu do Estado a receber a qualificação federal, o que aumentará os recursos mensais repassados de R$ 84 mil para 169 mil”, antecipa o coordenador Thiago Brunett.
A secretária Arita disse que os novos veículos, além de ampliar a cobertura de atendimento na cidade, significam, principalmente, a garantia de um atendimento mais rápido e maior segurança para os usuários do Samu 192. “É um ótimo presente de final de ano para a comunidade pelotense saber que poderá contar, em breve, com duas novas ambulâncias”, destacou.
A mensagem enviada por correio eletrônico ao prefeito Fetter inclui o modelo do termo de adoção (abaixo), que já foi assinado pelo prefeito Fetter, como donatário, e logo será também assinado por Helvécio Miranda Magalhães Júnior, da Secretaria de Atenção a Saúde/MS. O e-mail também informa que a entrega dos veículos deve ocorrer “logo após o período de eleições, quando termina o prazo onde algumas situações não são permitidas pela legislação eleitoral. Caso não ocorra segundo turno nas eleições do Município, as ambulâncias poderão ser entregues ao final da primeira quinzena de outubro ou conforme agendamento deste que é o primeiro lote”.
Em março deste ano, a secretária Arita havia enviado um ofício ao secretário de estado de saúde, Ciro Simoni, elencando cinco argumentos que justificavam a necessidade de reposição da frota do Samu Pelotas (veja ofício na íntegra, abaixo), entre eles explicando que “a frota do Município já ultrapassou os 5 anos de uso (4 Unidades/2004), 1 com perda total”.
Ofício enviado pela Secretaria Municipal de Saúde ao secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni, em março deste ano:
Ofício 199/2012 -GAB Pelotas, 28 de março de 2012
Senhor Secretário,
Considerando que o Município de Pelotas está com a responsabilidade da Coordenação da Central de Regulação Regional Pré-hospitalar;
Considerando que, muitas vezes, a ambulância de suporte avançado atende também Municípios da região;
Considerando que deverão ser utilizados, também, os parâmetros de tempo-resposta e não apenas os parâmetros quantitativos populacionais mínimos para a alocação de ambulâncias de suporte básico e suporte avançado de vida;
Considerando que a imprensa local aponta frequentemente o sucateamento das ambulâncias do SAMU (em anexo);
Considerando que o SAMU no ano de 2011 realizou 13.484 atendimentos;
Considerando que a frota do Município já ultrapassou os 5 anos de uso(4 Unidades/2004), 1 com perda total, vimos pelo presente solicitar a reposição da frota face as necessidades de atendimento móvel de urgência pré-hospitalar;
Sendo o que tínhamos no momento,
atenciosamente.
Arita Bergmann
Secretária Municipal de Saúde
Ilmo. Senhor
Ciro Simoni
Secretário Estadual de Saúde
Porto Alegre-RS
E-mail enviado pela Coordenação Geral de Urgência e Emergência, CGUE/DAE/SAS/MS, ao prefeito Fetter, nesta sexta-feira, 28 de setembro:
Prezado Prefeito Adolfo Antônio Fetter Junior e Secretária de Arita Bergmann.
Boa tarde. É com prazer que lhe escrevo este mail para comunicar que o Ministério da Saúde, em solicitação da Coordenação Estadual das Urgências e Emergências, irá realizar a reposição de DUAS ambulâncias, podendo ser uma de SUPORTE BÁSICO e outra de SUPORTE AVANÇADO para o Municipio de Pelotas. Em anexo segue o termo de doação que deverá ser assinado pelo Prefeito e encaminhado por sedex à CGUE no endereço e com o devido responsável que irei disponibilizar ao final deste mail. Desta forma esperamos atenuar os gastos com manutenção da frota e proporcionar aos usuários do SUS um atendimento mais humanizado em situações de vida que requer nossos serviços no menor tempo possível e com qualidade e excelência que as situações apresentam.
Saliento da urgência e brevidade da assinatura e envio para que a entrega seja logo após o período de eleições, quando termina o prazo onde algumas situações não são permitidas pela legislação eleitoral. Caso não ocorra segundo turno nas eleições do Município, as ambulâncias poderão ser entregue ao final da primeira quinzena de outubro ou conforme agendamento deste que é o primeiro lote.
Abaixo segue endereço e responsável para envio do Termo de Doação assinado.
Paulo de Tarso Monteiro Abraão
Coordenação Geral de Urgência e Emergência
Fonte: Prefeitura Municipal de Pelotas