Projeto Inverno Gaúcho em Pelotas: reforço para combater as doenças do frio
quinta-feira, 31 de maio de 2012O Ministério da Saúde, através do DATASUS (2008), aponta que no período de inverno, as internações por infecções respiratórias agudas (IRA) representam um volume médio mensal de 79,2% superior à média dos demais meses.
Em razão desta estatística e do aumento da demanda nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Secretaria Municipal de Saúde propõe, por meio da Superintendência de Ações em Saúde, o Projeto Inverno Gaúcho 2012, que pretende incrementar as ações de saúde no município de Pelotas durante os meses de clima mais frio, visando atender de forma mais efetiva as doenças características do inverno.
O Projeto Inverno Gaúcho prevê a intensificação das ações de prevenção dos agravos à saúde, com promoção de atividades de vida saudável, seguindo a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), assim como o atendimento de pacientes com doenças respiratórias ocasionais ou agravadas pelo frio, fator que superlota o Pronto Socorro da cidade Pelotas (PSP).
Entre as ações previstas, estão:
*Abertura da Unidade de Saúde da Família Dunas aos fins de semana (sábados e domingos), das 9h às 17h, durante o período de inverno, que compreende de 22 de junho à 21 de setembro deste ano.
*Reforço no atendimento, em 07 UBSs no turno da noite, até as 22h, nos seguintes postos de saúde: Cohab Lindóia, Pam Fragata, Navegantes, Barro Duro, Fraget e Virgílio Costa, através do incremento da oferta de medicamentos e materiais de urgência para estas unidades, visando dar condições adequadas para a demanda específica, conforme anexo I.
A equipe da Superintendência de Ações em Saúde que criou o Projeto Inverno Gaúcho 2012 é composta pela assistente social Cristina Zimmer e as enfermeiras Cristiane Quadrado da Rosa, Liziane Matté e Raquel Montezano.
Fonte: Prefeitura de Pelotas