Programação de sábado (07) abre com ato cívico em Pelotas
sábado, 7 de julho de 2012Na data máxima do Município, momento em que Pelotas comemora seus 200 anos, a programação alusiva tem início por meio da realização de um ato cívico, formatado pela parceria entre Prefeitura de Pelotas e o núcleo local da Liga de Defesa Nacional (LDN). O ato acontece na presença de diversas autoridades civis, militares e religiosas que se reunirão em frente ao Paço Municipal.
A logística do evento está sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura (Secult) e contará com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED), responsável pela mobilização e deslocamento de alunos da rede municipal de ensino até o local de realização do evento e participação da Banda do Exército, Banda dos Fuzileiros Navais de Rio Grande, Bandas Escolares e Banda da Brigada Militar.
A programação, em linhas gerais, tem início com o descerramento de placa, no saguão do Paço, onde a Liga de Defesa Nacional presta homenagem ao Município. Na sequência ocorre o hasteamento das bandeiras, por alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, execução do Hino Nacional pela Banda dos Fuzileiros Navais, leitura do documento que elevou Pelotas a município, pronunciamento de autoridades, entrega de placas e execução do “Parabéns a você” por todas as bandas presentes. A programação tem continuidade com o pronunciamento do prefeito Adolfo Antonio Fetter, execução do Hino Riograndense e o desfile Cívico de escolares no entorno da Praça Coronel Pedro Osório com o acompanhamento das bandas do Colégio Municipal Pelotense, Colégio Gonzaga e Colégio Pedro Osório. O ato encerra com a execução do Hino de Pelotas e, na sequência, todos são convidados a prestigiar a abertura do prédio do Mercado Central.
A programação alusiva ao bicentenário prevê ainda para sábado (07), a abertura da exposição comemorativa aos 200 Anos, no Museu de Arte Contemporânea de Porto Alegre (Casa de Cultura Mário Quintana), Show Gospel com a presença do intérprete gospel Chris Duran, no Parque Dom Antônio Zattera (das 15h às 19h) e o lançamento do livro “Pelotas: Uma Revolução Urbana”, de autoria de Irajá Andara Rodrigues.
Fonte:Prefeitura Municipal de Pelotas