Prefeitura de Pelotas recebe entidades afrodescendentes
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013A vice-prefeita Paula Mascarenhas, juntamente com a secretária de Cultura na cidade de Pelotas Beatriz Araujo, recebeu representantes de entidades afrodescendentes em seu gabinete na tarde desta quarta-feira, 6. O objetivo do encontro era tratar da aplicação da Lei Nacional 10.639/03 que integra a cultura negra no Ensino público e privado de forma interdisciplinar.
O presidente do Conselho da Comunidade Negra de Pelotas, Rubinei Silva Machado, apresentou à Paula integrantes de duas ONGs de Porto Alegre que vêm trabalhando na implantação da Lei nas escolas em todo o Estado. “A legislação tem dez anos e ainda não está vigorando na Educação brasileira”, disse a coordenadora pedagógica do Grupo de Ação Afirmativa Afrodescendente (GAAA), Carmem Suzana Costa Custódio.
Paula declarou que o cumprimento desta Lei é uma das metas deste governo. “Neste momento estamos focados na recuperação da estrutura física das escolas para receber os alunos de forma digna. Mas gostaria de deixar pré-agendado para abril a realização de um seminário para discutirmos a implantação da história e da cultura africana e afrodescendente no Plano Pedagógico das escolas municipais”, declarou.
As ONGs GAAA e Suprevida apresentaram também uma proposta de resgate da cultura negra na organização do Carnaval. O coordenador da GAAA Gilberto Manoel Soares destacou o histórico da qualificação profissional do negro que não é difundida. “Através do Programa da Cadeia Produtiva do Carnaval desenvolvemos uma estrutura de formação de profissional que envolve oficinas de percussão, estilismo, costura, serralheria entre outras, para qualificar os agentes de produção do evento, conservando a cultura da nossa etnia”, explicou.
Os projetos serão encaminhados à Smed e Secult para análise. Participaram da reunião a assessora da Secult Clotilde Victória, o assessor especial do Gabinete do Prefeito Sadi Sapper, a assessora da vice-prefeita Franceli Souza, representantes da Smed Alice Maria Szezepanski e Loreni P. de Freitas Silva. Além dos representantes da ONG Suprevida Antonio Ricardo Candiota e Sandra Ferreira.
Fonte: Prefeitura Pelotas