Prefeitura de Pelotas e SPH discutem linha férrea
terça-feira, 17 de julho de 2012O prefeito Adolfo Antonio Fetter recebeu, na manhã de ontem (16), o chefe da divisão do Porto de Pelotas, da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), Jeferson Godinho Dutra, que ofereceu mais uma alternativa para a linha férrea que passa por dentro da cidade, incluindo o Porto na passagem da linha férrea, ligação que foi interrompida pelo avanço dos imóveis e ruas.
A solicitação da SPH é que a ferrovia siga até o Porto, para facilitar a chegada de produtos, especialmente grãos, que poderiam ser carregados em Pelotas, até a capacidade do calado, e a carga completada no Porto de Rio Grande, que já não tem capacidade para tanta demanda.
O prefeito mostrou, no mapa, o trajeto atual do trem, com a passagem pelo bairro Simões Lopes, a proposta do Governo Federal, e a alternativa proposta pelo executivo, visando simplificar o traçado, reduzir os riscos de acidentes ferroviários na área urbana e possibilitar a criação futura de uma linha de trem de passageiros entre Pelotas e Rio Grande. Pela proposta da SPH, com um terminal ferroviário no Porto, poderia ser ali mesmo uma estação de passageiros, se o projeto se concretizar.
Fetter pediu a proposta em um documento para que possa voltar a conversar com a Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), durante sua estada em Porto Alegre nesta terça e quarta-feira (17 e 18), pois considerou interessante a possibilidade de revitalização do Porto de Pelotas.
Fonte: Prefeitura de Pelotas
Mais notícias sobre Pelotas:
- Parcela única do IPTU 2013 já está à disposição na internet para Pelotas
- Unidos do Fragata desfila como vice-campeã do Carnaval de Pelotas
- Guarany de Camaquã vence o Brasil de Pelotas e se aproxima dos líderes do Grupo A
- Jovem desaparece em canal de Pelotas
- Viagem ao mundo do tango no Sete ao Entardecer em Pelotas