Prefeitura de Pelotas divulgará salários, sem nome do servidor
quinta-feira, 26 de julho de 2012A relação dos salários brutos dos servidores e o comparativo individual dos rendimentos atuais com o que estaria em vigor caso tivesse sido aceito o Plano de Carreira estão prontos para ir ao ar. A expectativa é de que isso aconteça ainda no início de agosto, assim que o prefeito Adolfo Antonio Fetter conferir as informações. A notícia foi dada ao prefeito pelos responsáveis pela inserção das informações e avaliação dos dados, o diretor presidente da Coinpel, Jardel Oliveira; coordenador do Setor de Desenvolvimento da Coinpel, Eduardo Carpena; e o analista de sistemas, Francisco Paiva, na manhã do dia (24).
Eles afirmam que as informações sobre salários já estão prontas para serem disponibilizadas, com a matrícula, cargo e salário bruto de cada servidor da administração direta. Para o prefeito, essas são as informações que interessam para a sociedade, caso seja verificada uma distorção, qualquer pessoa poderá requerer o nome do servidor com salário fora do padrão e a razão. “Informações como o nome do servidor e os descontos não são consideradas de interesse público, e podem violar a privacidade do cidadão”, avalia o prefeito. “O que o Município paga é informação pública, o que o servidor recebe é privada, só interessa a ele”, resume. Estará sempre disponível a relação dos salários do último mês.
Também está pronta para ser liberada a simulação dos salários de cada servidor, com a comparação do contracheque de junho – quanto recebeu e quanto teria recebido caso o plano de carreira em trâmite na Câmara de Vereadores tivesse sido votado. Foram corrigidas, por meio de emenda enviada à Câmara, 27 distorções verificadas na última simulação, com o contracheque de novembro, em cargos de nível médio e de auxiliares de educação infantil. Com isso, nenhum servidor terá qualquer prejuízo, e isso pode ser conferido individualmente, sem mediadores e sem a interpretação de terceiros, diz Fetter, que afirma que o impacto na folha de pagamento hoje seria de R$ 800 mil ao mês, e até o fim do ano, com as progressões individuais, chegaria a R$ 1,1 milhão por mês. O reajuste individual seria de 5% a 50%, para o quadro geral e de 11% a 25% para os professores.
Com exceção dos servidores que recebem salário mínimo, que tiveram os vencimentos corrigidos em 15% no mês de janeiro e que trabalham na administração há menos de três anos, ou seja, ainda não possuem vantagens para serem corrigidas, todos os outros servidores seriam beneficiados. Com dez contracheques apresentados ao prefeito como exemplo, foram percebidos reajustes de todas as ordens. Mas nenhum inferior a 5%.
A pendência para liberação dos cargos e salários e da simulação do reajuste com a aprovação do plano de carreira é a dificuldade de acesso ao sistema, pois o servidor apresentou problemas e será substituído. Os riscos de pane já haviam sido percebidos, por isso, um novo foi adquirido. Acontece que o problema ocorreu antes que o novo servidor fosse entregue. Espera-se que ele seja entregue até esta quarta-feira (25) e que o sistema seja restabelecido até o fim da semana. Quando o sistema estiver novamente em pleno funcionamento, Fetter definirá a data em que as informações serão disponibilizadas.
Fonte: Prefeitura Municipal de Pelotas
Mais notícias sobre Pelotas:
- Em Pelotas, Memorial Sete de Abril inaugura mostra com foco nas crianças
- Pelotas: Restaurante Popular serve na semana mais de mil e quinhentas refeições
- Segunda edição de Roteiros Transformadores contempla zona rural em Pelotas
- Olimpíada 200 anos prorroga inscrições em Pelotas
- Site do Procon noticia maior controle de tarifas bancárias em Pelotas