Prefeitura de Pelotas deve prorrogar prazo de cadastramento de cartões magnéticos de ônibus
quinta-feira, 16 de agosto de 2012O prefeito Fetter poderá decretar, nesta quarta-feira (15), a prorrogação do prazo – que deveria acabar neste dia 15 – para a emissão dos cartões magnéticos destinados a idosos, tendo em vista o parecer apresentado pelo Secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Flávio Gastaud, que recomenda a prorrogação por trinta dias, a partir de hoje. Isto significa que fica prorrogada, também, a implantação da tarifa integrada.
O parecer da SSTT sugere o prazo para cadastramento até o dia 24 de agosto, na forma atual para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e, a partir do dia 27 de agosto, o atendimento somente na Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito. O novo calendário propõe ainda o cadastramento das empresas que irão comercializar os vales transportes a partir de 24 de setembro e a comercialização a partir de 24 de outubro.
No parecer, o titular da SSTT elenca uma série de fatores, entre os quais o expressivo volume de pessoas atendidas, que superou todas as expectativas, chegando até o último dia 10 a cerca de 14 mil pessoas. Isto significa o dobro daqueles que normalmente são atendidos. Esclareceu que 55% das pessoas já atendidas têm idade igual ou superior a 65 anos e os demais 45% estão na faixa etária entre 60 e 65 anos. Além do mais, também são fatores determinantes para a prorrogação, a greve nas instituições federais de ensino, retardando as matrículas e, como conseqüência, nos cartões, que só poderão ser emitidos após o fim da greve; bem como a greve nos órgãos federais de fiscalização, gerando atraso na liberação de equipamentos importados, que serão usados no sistema de tarifa integrada. Nele também estará disponível “o vale transporte com passagem integrada”, facilitando o deslocamento de trabalhadores que necessitam utilizar duas linhas de ônibus para chegar ao serviço.
Embora o atraso nesta etapa do processo, outras etapas importantes previstas no Decreto Lei nº 5.519, assinada pelo prefeito Fetter, já foram implementadas no transporte coletivo de Pelotas. As empresas já renovaram 26% frota, o que representa uma melhoria nos serviços prestados à população. O secretário Gastaud lembrou que a idade da frota foi reduzida de 12 para 8 anos, devendo chegar a 7 até o final do ano. No Brasil, a idade média da frota utilizada no transporte coletivo é de 14 anos. Finalmente, o titular da SSTT destacou que, entre os 56 novos ônibus recentemente incluídos nas diversas linhas da cidade, 25 deles são dotados de degrau retrátil, oferecendo melhores condições de acesso a pessoas portadoras de alguma dificuldade física.
Fonte: Prefeitura Municipal de Pelotas
Mais notícias sobre Pelotas:
- Pelotas oferece palestras de capacitação para catadores
- Pelotas: Contrato qualificará atendimento do Samu
- Pelotas: Casarão 6 recebe exposição Interiores Compartilhados
- Prefeitura de Pelotas começa transposição de água à Barragem Santa Bárbara
- Pelotas: SMCAS faz doação de papel para a Escola Louis Braille