Pelotas: Smed e Rotary dão início a Projeto Inclusão Digital
sexta-feira, 7 de setembro de 2012Na tarde de quarta-feira (05), na EMEF Nossa Senhora do Carmo, teve início o Projeto Inclusão Digital, que representa mais uma etapa da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed) e o Rotary Club Pelotas – Norte. O Projeto deverá capacitar jovens e docentes ao uso das tecnologias da informação e comunicação, como instrumento de construção e exercício da cidadania, visando o mercado de trabalho e a transformação social da comunidade.
O superintendente de Ensino, Cássio Furtado, realizou a abertura do projeto, que está sendo realizado, inicialmente, na EMEF Nossa Senhora do Carmo, que recentemente recebeu 18 computadores para o Laboratório de Informática, através do Programa PROINFO do MEC.
“O Rotary é uma instituição com grande valor e preocupação pelas questões educacionais. Através dessa parceria os alunos e profissionais da Rede Municipal terão muito a ganhar. Fico feliz por ter feito a proposta, e por hoje estar aqui acompanhando o início de mais uma etapa desse projeto”, afirmou Furtado.
A ideia da parceria surgiu a partir de uma palestra do superintendente, no mês de março, quando ele propôs que a SMED e o Rotary juntassem forças para desenvolver projetos educacionais conjuntos – entre eles testes de audiometria nos alunos da rede municipal, e projetos na área de informática e xadrez.
A secretária de Educação e Desporto, Mariluce Kurz Vieira, afirmou que o Rotary é um grande parceiro e seus esforços nessas áreas tão importantes vêm se somar aos da Prefeitura Municipal de Pelotas.
Testes de audiometria
No mês de agosto, na EMEF Santa Terezinha, ocorreram os primeiros testes de audiometria em alunos da Rede Municipal de Ensino. O procedimento visa verificar a situação auditiva dos alunos e consequentemente tomar providências, caso necessário.
Furtado destacou o grande apoio que a iniciativa recebeu do prefeito Adolfo Antonio Fetter, da secretária Mariluce, do atual presidente do Rotary Club Pelotas-Norte, Elásio Faria, e da ex-presidente, Beatriz Bonat, além dos demais membros do Rotary Club Pelotas-Norte, destacando o professor Mario Ulyssea, José Bruno Chies, Gil Nei Pinheiro, Gersi Guerreiro e Myrian Bastos dos Santos.
Sobre o Rotary
Primeiro clube de prestação de serviços do mundo, o Rotary Club de Chicago, foi formado em 23 de fevereiro de 1905, por Paul P. Harris, um advogado que queria reproduzir em um grupo profissional o mesmo espírito de amizade que caracterizava as cidades pequenas de sua juventude. O nome “Rotary” surgiu devido ao sistema inicial de rodízio das reuniões, que eram alternadas entre os escritórios dos integrantes do grupo. O grupo Pelotas-Norte é o maior do distrito rotário 4680, com 67 sócios.
Fonte: Prefeitura Municipal de Pelotas