Pelotas: Prefeitura lança novo edital para castração de cães
segunda-feira, 27 de agosto de 2012A Prefeitura Municipal de Pelotas lançou, neste domingo (26), um novo edital de Chamamento Público para o credenciamento de Clínicas Veterinárias interessadas em participar do projeto de Castração de Cães, prestando serviços de esterilização de cães semidomiciliados e de rua, sob a forma de campanha em bairros. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) antecipa que o novo edital conta com aumento de 50% no valor oferecido por castração, mas para isso a quantidade de procedimentos mensais sofrerá uma redução de 44%. “Fizemos os reajustes necessários para viabilizar a execução do projeto de esterilização de cães que visa reduzir, a médio prazo, a população canina de Pelotas. Esperamos contar com a colaboração da iniciativa privada”, disse a secretária Arita Bergmann.
A secretária conta que foi levado em consideração um documento, de parte das clínicas particulares, encaminhado à Secretaria de Saúde, que alegava que o valor oferecido pela prestação do serviço era viável em 2011, mas já estaria defasado na atualidade. No primeiro edital, publicado em 22 de maio, no Diário Oficial da Prefeitura – e que não teve adesão de nenhuma clínica – era oferecido R$ 50,00 por castração, com o compromisso total (entre todas as clínicas participarem da campanha) de realizar 300 procedimentos mensais. O novo edital oferecerá R$ 75,00 e prevê 200 castrações ao mês.
Criado pela Vigilância Ambiental, com o intuito de impedir a proliferação de cães de rua, o projeto prevê a esterilização mensal de 200 animais, machos e fêmeas. O projeto foi desenvolvido por técnicos e médicos veterinários do CCZ, a partir de pesquisas com outros municípios e dados locais, e aprovado em Plenária do Conselho Municipal de Saúde (CMSPel). Para viabilizar sua execução – e consciente de que o Hospital de Clínicas Veterinárias da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) não tem condições de dar conta da demanda de castrações, uma vez que engloba ensino e prática – a Administração Municipal optou por contratar clínicas privadas que atendam os requisitos técnicos da área veterinária.
Fonte: Prefeitura Municipal de Pelotas