Pelotas: Guardas municipais recebem certificados de curso de qualificação
quarta-feira, 29 de agosto de 2012Em ato solene, realizado na última segunda-feira (27) no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Pelotas, 24 guardas municipais, aprovados em concurso público e nomeados em março passado, receberam os certificados de conclusão do Curso de Qualificação ministrado pela Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma). Por meio do Núcleo de Segurança Cidadã (Nusec) da instituição privada, selecionada por meio de licitação aberta pela Academia das Guardas Municipais do estado do Rio Grande do Sul, os profissionais cumpriram carga de 476 horas em aulas teórico-expositivas, práticas e relativas a estudos de caso.
Defesa pessoal, comunicação e gerenciamento de informações, utilização legal de força e armas, entre outros aspectos, fizeram parte do conteúdo programático desenvolvido com parcela da Guarda Municipal (GM) da cidade. Integrando o efetivo de 283 servidores, os formandos da segunda turma da gestão atual ou da sexta classe diplomada nos últimos 20 anos, realizaram juramento, após solenidade que incluiu execução dos hinos do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Pelotas, além de pronunciamento de várias autoridades do Município.
Membro da mesa diretora do evento, o prefeito Adolfo Antonio Fetter, no primeiro momento da explanação aos municipários, familiares e representantes da sociedade civil e organizações militares, reportou-se à realidade que afirmou ter encontrado em 2005. “Um só veículo, inexistência de sede, falta de uniformes, ausência de treinamento há duas décadas e cenário de insegurança aos próprios funcionários”, lembrou o prefeito.
No comparativo com as ações empreendidas nos dois mandatos, Fetter assinalou a implantação de um quartel, como estrutura física à atuação dos agentes, a instalação de 150 dispositivos de monitoramento eletrônico em prédios públicos e o uso de alarme como medidas preventivas a invasões, assaltos e vandalismo no patrimônio da cidade. “Com a adoção de uma política de melhorias, liberamos a Guarda para serviços mais táticos, para além do mero disparo de alerta de infrações. Agora, Pelotas possui gente treinada em armamento, inclusive com porte de armas”, explicou o chefe do Poder Executivo pelotense.
O maior destaque dos investimentos que, segundo o gestor, salta aos olhos dos munícipes, consiste na formação de uma frota: de um carro, disponível durante 20 anos, para mais de 40 automóveis em duas gestões governamentais. “Ademais, convocamos e empossamos, por intermédio de concurso público, 80 funcionários no cargo, contingente que representa o acréscimo de 40% na ‘corporação’. Portanto, aumentamos de fato”, detalhou o prefeito. De acordo com Fetter, o que não foi possível concretizar em épocas difíceis, “realizou-se nos últimos oito anos”.
Para o gestor-chefe da Prefeitura, são, basicamente, quatro fatores dos resultados obtidos numa área tão estratégica à qualidade de vida da população: trabalho, elaboração de projetos, busca de recursos e manutenção da adimplência. “O exercício constante de colocar as contas em dias perpassa pela aplicação de verbas, como as que destinamos à segurança, absolutamente prioritária e tarefa contínua não somente de um governo, mas de diversas gerações”, esclareceu o prefeito, enfatizando a renovação qualificada da GM.
Secretário municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (SSTT), Flávio Gastaud parabenizou o prefeito, pelos apoios logístico e financeiro, e os 24 alunos que, conforme avaliação do desempenho, comprovaram capacidade ao exercício da função. “Nossa meta é dar continuidade aos processos de atualização e aperfeiçoamento pessoal e profissional da equipe”, antecipou o titular do órgão.
Sobre as melhores condições de trabalho, o comandante da GM, Ladislau Lopes Neto focou o discurso na facilitação das atividades e nos desempenhos obtidos no curso. “Aquisição de dez viaturas, 14 motos, diversos coletes balísticos, uniformes, entre outros materiais, e instauração de central de vídeo e cursos de armamento e tiro estão sendo determinantes no aprimoramento das rotinas”, elencou o comandante.
Até o final de 2012, adiantou Neto, a Guarda ganhará lotes de equipamentos de proteção individual e armas não letais, quando as concorrências públicas dos fornecedores estiverem concluídas. “Determinação, tenacidade, dedicação, empenho, união e espírito de grupo foram demonstrados por estes aguerridos profissionais ao longo do curso”, disse o comandante. A cerimônia também foi conduzida pelo vice-prefeito Fabrício Tavares; pelo coordenador do Curso de Formação de Guardas Municipais da Fadisma, professor Ricardo Coelho; pelo superintendente de Segurança da SSTT, major Henrique Kloos; e pela gestora do projeto, supervisora administrativa da GM, Nádia Custódio.
Fonte: Prefeitura Municipal de Pelotas
Mais notícias sobre Pelotas:
- Pimenta Buena é a atração do próximo Sete ao Entardecer em Pelotas
- Pelotas: Vigilâncias fazem plantões na praia neste final de semana
- Sete ao Entardecer apresenta Simone Passos e Matheus Cardozo em Pelotas
- Pelotas: Suspensa abertura dos envelopes da licitação da ETA São Gonçalo
- Pelotas: Smed e Rotary dão início a Projeto Inclusão Digital