Pelotas: Aproveitamento da Francisco Caruccio supera meta do MEC
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012A Escola Municipal de Educação Fundamental Francisco Caruccio obteve, na última pesquisa feita pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica(IDEB), a nota 4,4, superando a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC). O diretor Alexandre Lemos e as coordenadoras pedagógicas Priscila Rosinha e Olga Barbosa, que atuam como equipe diretiva do educandário há um ano e dez meses, acreditam que inúmeros fatores contribuíram para este significativo aproveitamento.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), o trabalho dos professores, funcionários e estudantes, juntamente com os pais, foram imprescindíveis para essa conquista. A proposta pedagógica respeitou os anseios da comunidade, associada ao planejamento específico para cada adiantamento, e o grupo pôde utilizar, sempre que necessário, todos os recursos para o bom desenvolvimento das suas atividades.
Um dos principais fatores que teria influenciado positivamente no desempenho dos alunos, na opinião do diretor, foi a melhoria do espaço físico. A escola investiu na recuperação de todas as aberturas, pintura e novas fechaduras, pintura das salas de aula e toldos, pintura do muro, reparo na rede elétrica e na central de gás, colocação de extintores e mangueiras, além da higienização total das dependências da escola.
Além disso, foram adquiridos jogos pedagógicos, livros didáticos e de literatura, aparelhos de DVD, Datashow e máquinas copiadoras. A escola teve preocupação com o ambiente escolar, a fim de que o educando tivesse prazer em estar em suas dependências. Para tanto, foram instalados ventiladores nas salas de aula e outros espaços. Também foi implantado outro laboratório de informática, com climatização para ambos e feita a restauração do auditório e do ginásio. Os alunos ainda contam com sala de arte qualificada com reserva técnica e sala própria para aulas de apoio.
Já no refeitório foram recuperadas a mesa de buffet e a câmara frigorífica, para melhor atender os alunos em seus turnos e os do Programa Mais Educação. Muitos projetos têm obtido real destaque, dentre eles: o projeto de Xadrez, o de literatura em vídeo, projeto de apoio de Língua Portuguesa e projeto de Matemática. Por outro lado, a participação dos jovens nos campeonatos de Xadrez tem revelado bons resultados nas competições.
Os passeios culturais, sociais e recreativos, destaca a Smed, assinalam aspectos positivos nesse novo contexto, por isso a importância da visitação à Fenadoce, à Barragem Santa Bárbara, à Feira do Livro e da realização do City Tour, além da participação do alunos na FEART, na Feira de Ciências e no Concurso Literário, promovido pelo Rotary Club, entre outros.
Fonte: Prefeitura Pelotas