Fetter inaugura Central de Beneficiamento na colônia em Pelotas
quinta-feira, 5 de julho de 2012O prefeito Adolfo Antonio Fetter inaugurou, na tarde desta quarta-feira (4), a Central de Beneficiamento de Produtos Agrícolas do Monte Bonito, que integra o eixo de Geração de Trabalho e Renda do projeto de desenvolvimento da região criado pela Prefeitura em 2006.
A cerimônia, parte da programação comemorativa dos 200 anos de Pelotas, contou com a presença dos agricultores associados, representantes sindicais, secretários municipais e autoridades convidadas. Em seu pronunciamento, Fetter lembrou os presentes de que estavam testemunhando um momento histórico e recordou a criação do projeto da Central e o longo processo percorrido até sua concretização. “Foram seis anos de gestação.Seis anos de muita paciência e persistência, tanto nossa quanto de vocês, produtores rurais, que acreditaram no projeto.
Agora a ‘criança’ está aqui e o crescimento dela depende de vocês”, disse o prefeito, referindo-se às 27 famílias pertencentes à Cooperativa dos Produtos Agrícolas do Monte Bonito (Coopamb), principais beneficiados com o projeto.
Um dos maiores desafios da Administração Municipal e demais órgãos, na atualidade, destacou Fetter, é contribuir para que os agricultores da colônia não se limitem apenas à produção, a fim de que não fiquem na dependência de outras pessoas e, principalmente, oferecer incentivos para que a juventude fique na Colônia. “Eles devem sair para estudar, mas precisam de motivos para retornar”, destacou. “Ver uma ideia concretizada, depois de tantos anos e esforços… É difícil a gente não se emocionar”, disse o prefeito, no final do discurso.
O projeto foi criado pela Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP) da Prefeitura a partir da identificação da necessidade de inserção efetiva no mercado dos alimentos produzidos da colônia, com a garantia de máxima produtividade e viabilidade econômica aos agricultores.
Além de beneficiar os produtores, que devem ficar com a maior parte do lucro, a expectativa é de que os ganhos aumentem progressivamente, devido à melhoria dos processos e à oferta de um mix diferenciado de gêneros coloniais.
Localizado próximo à Estação de Tratamento Sinotti, o prédio foi construído pela empresa MGM, vencedora da concorrência pública, com 60% dos recursos financiados pelo Banco Mundial, por meio do Projeto Pelotas Polo, e 40% de contrapartida da Prefeitura, pago à vista. “Lutamos muito para conseguir financiar parte do custo da obra, mas é preciso que entendam que não ganhamos nada de graça, este dinheiro foi emprestado e cada centavo será pago, a prazo, ao Banco Mundial”, explicou o prefeito.
A Central, que também servirá de sede aos trabalhadores, está equipada para realizar serviços de classificação, lavagem, embalagem e estocagem de hortaliças, frutas, queijos e geleias. Os produtos serão minimamente processados e comercializados in natura ou congelados – os equipamentos incluem câmaras frias. A Prefeitura também conseguiu adquirir um caminhão para o transporte dos produtos. A estimativa é de que a Central esteja em pleno funcionamento em 30 dias.
Presidente da cooperativa, Eder Celestino Scheunemann disse que a expectativa das famílias cooperadas é muito grande. “Estamos muito entusiasmados, esta Central é uma importante conquista para nós. A principal finalidade da Cooperativa é agregar valor aos nossos produtos, oriundos da agricultura familiar. Temos a esperança de ganhar o mercado com o produto diferenciado, com garantia de qualidade. Este é um dia muito importante para o desenvolvimento do distrito e da região. Estamos muito felizes”, disse.
Elogiado por Fetter, por Scheunemann e pelo presidente do Sindicato dos Trabalhados Rurais e Sicredi, Nilson Loeck, o secretário-executivo da UGP, Jair Seidel, criador do projeto e que esteve envolvido em todo o processo, destacou o momento como uma importante vitória da comunidade e dos membros da Coopamb, que agora terão a missão de levar adiante e desenvolver com sucesso suas atividades. “É um momento de alegria, de comemoração. Para a Administração é uma importante realização, porque acreditamos no resultado que esta Central trará para a comunidade do Monte Bonito e para o Município”, comentou. Seidel parabenizou o grupo pela coragem e ousadia de assumir a ideia e levá-la até o final, a ideia de um projeto que deve melhorar de modo significativo a qualidade de vida de suas famílias, daqui para frente. “Vocês poderão dizer a seus filhos e netos, no futuro, que na busca por uma vida melhor vocês foram empreendedores e venceram. Desejo muito sucesso a todos”, concluiu, comovido.
O vice-prefeito, Fabrício Tavares, recordou uma série de melhorias feitas pela atual Administração voltadas à geração de emprego e renda – entre elas a Lei de Incentivo 5.100, o Alvará Expresso e cursos de qualificação de mão de obras. Ele disse que a Central abre novos horizontes para várias famílias e será um estímulo para que seus filhos fiquem no campo, contribuindo para diminuir a evasão da agricultura, além de beneficiar também os consumidores da cidade, uma vez que terão produtos de melhor qualidade na mesa. “Se o campo vai bem, a cidade também vai”, ponderou.
Também compuseram a mesa da solenidade de inauguração da Central a gerente regional da Emater/RS, Karin Peglow, e o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Eduardo Brod. Estiveram presentes representantes de outros órgãos parceiros, como Sebrae e UFPel. A Prefeitura, além de fazer o projeto e buscar fundos para erguer a infraestrutura física da Central, firmou parceria com o Sebrae e a Emater, que viabilizaram cursos de dinâmica de mercado e vendas, de produção e de boas práticas aos produtores rurais.
A implantação da Central de Beneficiamento de Produtos Agrícolas do Monte Bonito integra o plano estratégico de desenvolvimento rural, cujos investimentos foram contabilizados em mais de R$ 15 milhões. Recentemente, a zona rural foi contemplada com a construção de 36 pontes em concreto, aquisição de máquinas, implantação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e laboratórios de informática em 17 escolas. A Prefeitura também já havia inaugurado, em maio do ano passado, a Central de Beneficiamento de Frutas, na Colônia Maciel.
Fonte: Prefeitura de Pelotas