Festival de Arte da Escola em Pelotas já tem seus vencedores
sexta-feira, 5 de outubro de 2012O VII Festival de Arte da Escola: “200 anos de Educação e Valorização da Arte” já tem seus vencedores (relação abaixo). A edição 2012 contou com a participação de 21 escolas, sendo 14 escolas de ensino fundamental, 06 de educação infantil e uma estadual.
Conforme os organizadores, ano a ano o Festival vem superando as expectativas tanto em qualidade de trabalhos expostos, quantos nas apresentações de palco e presença de público. A entrega dos troféus para as categorias premiadas será no dia 04 de outubro, às 14 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed).
Foram expostos trabalhos dos alunos das escolas EMEF Independência, Carlos Laquintinie, Professora Daura Ferreira Pinto, Frederico Ozanan, Dom Francisco de Campos Barreto, Garibaldi, Dona Maria Joaquina, Colégio Municipal Pelotense, Francisco Caruccio, Afonso Vizeu, Dona Mariana Eufrásia, Machado de Assis, Nossa Senhora do Carmo e João da Silva Silveira e das EMEIS Érico Veríssimo, Graciliano Ramos, Dyrio Gorgot, Marechal Ignácio de Freitas Rolin, Ivanir Dias e Mário Quintana, além da EEEF Dirceu Moreira, a qual trouxe seus alunos para prestigiar as escolas.
Para as apresentações de palco, no dia 27 de setembro, estiveram presentes dez escolas: EMEF Jornalista Deogar Soares, Frederico Ozanan, Afonso Vizeu, Dona Mariana Eufrásia, Santa Terezinha, João da Silva Silveira, Garibaldi, Balbino Mascarenhas, Antônio Ronna e Ferreira Viana. Participaram do evento, nesse dia, a Escola de Ballet Dicléa Ferreira de Souza, com o projeto” Magia da Dança” e o espetáculo Tatá dança Simões, dos alunos da UFPEL, dos cursos de Dança e Teatro, como convidados.
No dia 28 de setembro, dia de encerramento do evento, participaram nove escolas. Foram elas: EMEF Independência, Antônio Joaquim dias, Dona Maria Joaquina, Francisco Caruccio, Nestor Eliseu Crochemore, Ministro Arthur de Souza Costa e Nossa Senhora do Carmo e as EMEI Ivanir Dias e Mário Quintana, além do grupo musical Cerenepe, como convidado.
O evento trouxe as seguintes modalidades: dança, teatro, taekwondo, música, dança gauchesca, grupo de pagode, banda, capoeira e circo.
Segundo a secretária de Educação e Desporto, Mariluce Kurz Vieira, o Festival motiva professores e alunos. Todos os trabalhos produzidos com esmero e dedicação nas aulas puderam ser apreciados nos dois dias de festival, o qual é feito para os alunos e para os professores da rede municipal.
Conforme a supervisora de Ensino/Arte, Lilia Rochedo de Sousa, o festival teve seu objetivo alcançado ao exibir o que se faz em Arte, fora dos muros escolares, possibilitando a troca de experiências entre alunos e professores. Também foi possível exibir a excelência alcançada pelas escolas em cada um dos trabalhos seja em desenho, pintura, escultura gravura, vídeo, fotografia, artesanato, teatro, música e dança. “A iniciativa possibilitou a inclusão já que todos são capazes de fazer e apreciar Arte, não importando idade nem nível de aprendizado. Temos como exemplo os trabalhos do CMP, feitos pelos alunos surdos do Ensino Médio, e da EJA, com seus trabalhos expostos, e as apresentações do grupo musical Cerenepe, com alunos portadores de deficiência, e do teatro encenado pelos alunos deficientes visuais da EMEI Mário Quintana”, acrescentou
Para o supervisor de Música Ataulfo Martins, a participação dos alunos nas apresentações musicais estimula a criação musical em sala de aula, eleva a autoestima e socializa, pois a música aproxima as pessoas e emociona.
Os jurados foram os supervisores de Ensino Valquiria Muhammad, Adriana Lopes, Perpétua Lacerda Pinto, Edson de Mello Borges e Raquel Guterres e fizeram parte da equipe de organização os supervisores, Juliano Carrion, Rosa Morales, Ernani Leal e Gina Bastos.
Quadro de classificação:
TEATRO
1º LUGAR- EMEI IVANIR DIAS: A MAGIA DO BEIJO
Pré 2 – Professora responsável: Elizângela Lopes de Sousa – 19 alunos
2º LUGAR- EMEF FERREIRA VIANA: TV ECOLÂNDIA
Grupo de teatro carne Salgada- Professora responsável: Rejane Santos – 15 alunos
3º LUGAR- EMEI MÁRIO QUINTANA: A FORMIGUINHA E A NEVE
Pré A e Pré B – Professoras responsáveis: Silvania Martins e Luciana Farias – 15 alunos
DANÇA
1º LUGAR- EMEF INDEPENDÊNCIA: ARCA DE NOÉ
1º e 2º ano Professoras Responsáveis: Cristiane Cardoso, Laura Colvara e Brinalda Tubino – 20 alunos
2º LUGAR- EMEF NOSSA SENHORA DO CARMO: AFRO
Professoras responsáveis: Carla Giovana Marques e Kátia Pérola da Silva Oliveira e Tatiane Carvalho de Souza – 9 alunos
3º LUGAR- EMEF FERREIRA VIANA: EMPREGUETES
Séries finais- Professora Responsável: Amanda da Luz – 25 alunos
TRABALHOS EXPOSTOS
1º LUGAR- EMEI GRACILIANO RAMOS
2º LUGAR- EMEF DOM FRANCISCO DE CAMPOS BARRETO
3º LUGAR- EMEI DYRIO GORGOT
MÚSICA
1º LUGAR- DONA MARIANA EUFRÁSIA: GRUPO VOCAL
1º ano – professoras responsáveis: Daniela Brizolara e Fabiane Teixeira – 27 alunos
2º LUGAR- EMEF ANTÔNIO RONNA: CORAL
2º ano B Professor responsável: Paulo César Garcia Morales – 15 alunos
3º LUGAR- EMEF JOÃO DA SILVA SILVEIRA:GRUPO DE PAGODE
Professores responsáveis: José Fernando Islabão e Vitor Moreira – 10 alunos
FOTOGRAFIA
1º LUGAR- EMF DOM FRANCISCO DE CAMPOS BARRETO
2º LUGAR EMEF INDEPENDÊNCIA
3º LUGAR EMEF MACHADO DE ASSIS
VÍDEO
1º LUGAR EMEI IVANIR DIAS: PROJETO TRÂNSITO DE PELOTAS
2º LUGAR EMEI GRACILIANO RAMOS: PELOTAS 200 ANOS
Fonte: G1
Mais notícias sobre Pelotas:
- Hemopel necessita com urgência de todos os tipos de sangue em Pelotas
- UBS Py Crespo terá atendimento ampliado até as 20 horas em Pelotas
- Viagem ao mundo do tango no Sete ao Entardecer em Pelotas
- SMA divulgou convocação em Pelotas de aprovados em concursos
- Smed convida para mais uma formação continuada em Pelotas