Escolas de Educação Infantil de Pelotas recebem capacitação sanitária
sexta-feira, 7 de junho de 2013Diretoras, coordenadoras, merendeiras e serventes de 27 escolas de educação infantil (EMEIs) e quatro escolas assistenciais da rede municipal tiveram, na tarde desta quinta-feira (6), a primeira etapa do curso de Atualização e Capacitação em Vigilância Sanitária. Reunidos no plenário Bernardo de Souza da Câmara de Vereadores, o curso foi promovido pela Gerência de Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde (SMS) em parceria com o Conselho Municipal de Educação.
Durante a tarde, foram abordados o Parecer e a Resolução do Conselho Municipal de Educação (CME) e as fiscais sanitárias da Visa, Olga Montenegro e Jussara Morales, explicaram a Portaria 172/2005, que rege o funcionamento das EMEIs. Elas falaram da estrutura física das escolas, móveis na cidade Pelotas e utensílios, manuseio de alimentos e sobre as normas higiênico-sanitárias que devem ser seguidas nos educandários, com especial atenção aos banheiros e cozinhas. Representantes do Corpo de Bombeiros trataram, ainda, das normas de Prevenção contra Incêndios específicas para as EMEIs.
“Entregamos às participantes material impresso com informações sobre a legislação desta área e pareceres referentes às normas higiênico-sanitárias”, disse a gerente da Visa Maria Angélica Petrucci.
Estiveram presentes no curso o superintendente de Vigilância em Saúde Franklin de Souza Neto e o vereador Rafael Amaral.
A segunda etapa do curso será na próxima quinta-feira, 13 de junho, no mesmo local. Neste dia, as participantes aprenderão receitas caseiras, de baixo custo, para combater ratos e baratas, entre outros insetos comuns nos educandários.
A Vigilância Sanitária pretende, até o final do ano, atingir também a rede particular de escolas infantis. O objetivo é fornecer orientações relacionadas a vários aspectos do setor, proporcionando a melhoria e padronização dos serviços prestados à comunidade.
Fonte: Prefeitura Pelotas