Em Pelotas, Escola Municipal Independência é selecionada no Festival de Cinema Estudantil
quinta-feira, 13 de setembro de 2012A Escola Municipal de Ensino Fundamental Independência teve a sua produção audiovisual selecionada para o 6° Prêmio Curta Escola – Festival Nacional de Cinema Estudantil, que ocorre este mês em Cabo Frio (estado do Rio de Janeiro). Os curta-metragens selecionados foram: “Debutante”, com direção de Elisiane Silva; “O Dilema”, dirigido por Camila Becker, e “Regina Quer Casar”, com direção de Regina Hobus.
Em 2011, a EMEF Independência foi escola-piloto com oficinas de vídeo “Dinâmica do Projeto”, realizada em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed). O projeto vem sendo desenvolvido desde 2011 pelo professor doutorando da Faculdade de Cinema da UFPel, Josias Pereira, e pela professora da Escola Independência, Geovana das Neves, e tem o objetivo de motivar a comunidade escolar à produção audiovisual e ao desenvolvimento de diversos gêneros textuais e audiovisuais, bem como atividades pedagógicas vinculadas ao currículo escolar. As atividades abrangem professores de todas as áreas das escolas municipais, interessados em produzir vídeos com alunos em suas práticas pedagógicas.
Por meio desta iniciativa surgiu o 1º Festival de Vídeo Estudantil de Pelotas, que apresenta trabalhos realizados através do projeto “Produção de Vídeos nas Escolas Municipais de Pelotas”. Nele, as escolas da rede poderão receber oficinas de vídeos e ou exibição do festival.
A secretária municipal de Educação e Desporto, Mariluce Kurz Vieira, recebeu com grande alegria a notícia da classificação da EMEF Independência no Festival, já que ela foi a escola-piloto no projeto de vídeos estudantis. “Esta gestão sempre incentivou o projeto através das oficinas e pessoal para o desenvolvimento e divulgação junto à universidade. Apostamos que o momento maior do projeto será em novembro, durante a exibição do 1º Festival”, destacou.
“Esta parceria entre UFPel e Smed já rende frutos com a seleção para o Prêmio Curta Escola. Nada mais natural que um trabalho sério e responsável, como este que vem sendo desenvolvido na rede municipal, ganhe as telas de outras regiões do país”, afirmou a supervisora de ensino/Arte da Smed, Lilia Rochedo de Sousa.
6º Prêmio Curta Escola
O Prêmio Curta Escola tem como objetivo incentivar a produção de curtas nas escolas públicas. Através da exibição de filmes em diferentes formatos, da realização de oficinas, os estudantes poderão entrar em contato com a extensa produção cinematográfica nacional. O Prêmio preza pela busca de novas linguagens, propostas e formas de produzir curta-metragem.
Fonte: Prefeitura Municipal de Pelotas