Em Pelotas, castração de cães vai começar amanhã
quarta-feira, 10 de outubro de 2012A secretária da Saúde Arita Bergman reuniu-se na manhã de segunda-feira, 8, com a equipe técnica da secretaria em que foi definida a operacionalidade do serviço de castração de cães semidomiciliados e de rua. Já na próxima quinta-feira (11) os primeiros cães serão entregues à Veterinária Pronto Pet, credenciada para o serviço.
Os cães de rua serão recolhidos ao canil e passarão por uma primeira avaliação pré-operatória, e depois enviados a clinica para a castração, retornando novamente ao canil para o período pós operatório, em torno de sete dias. Já os cães semidomiciliados, após a castração, serão entregues ao cuidador, e receberão o acompanhamento da Secretaria durante o período de recuperação, porém em seu local de origem.
A projeção é que sejam castrados 50 cães por semana, totalizando 200 animais ao mês, diz a secretária, dando inicio à política de castração em massa de cães de rua. A população canina no Município é estimada em 66.723 mil cães, sendo 46.706 mil semidomiciliados, 6.672 mil de rua e 13.345 mil domiciliados.
A castração de cães de rua é uma questão de saúde publica, argumenta o veterinário da Pronto Pet Humberto Medeiros, pois eles acabam transmitindo doenças aos humanos, principalmente a crianças, como sarnas, fungos, verminoses entre outros. Após a castração os cães ainda receberão vacina anti-rábica, tratamento para a sarna e serão desverminados.
Mais informações sobre o novo trabalho instituído pela prefeitura podem ser obtidas pelo telefone 3284.7731.
Fonte: Prefeitura Municipal de Pelotas
Mais notícias sobre Pelotas:
- Movimento na Rodoviária deverá aumentar em 30% em Pelotas
- Prefeitura de Pelotas remove trêiler abandonado na Bento
- SSTT divulga programação do radar eletrônico para esta semana em Pelotas
- Dependentes químicos têm benefício negado pelo INSS em Pelotas
- Hemopel necessita com urgência de todos os tipos de sangue em Pelotas