Duas novas ambulâncias são entregues à comunidade em Pelotas
sexta-feira, 30 de novembro de 2012O prefeito Adolfo Antonio Fetter entregou, na manhã da última quinta-feira (29), duas ambulâncias ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para a substituição dos veículos antigos, que já têm oito anos, e deveriam rodar apenas por quatro, de acordo com o estabelecido pelo Governo Federal.
As ambulâncias – uma básica e a outra avançada – foram doadas pelo Ministério da Saúde. Os veículos foram trazidos do interior do estado de São Paulo e chegaram a Pelotas na última sexta-feira (23), mas só puderam começar funcionar hoje devido aos trâmites burocráticos, como emplacamento e seguro.
A secretária de Saúde, Arita Bergmann, diz que esse é um presente do governo Fetter num mês em que, tradicionalmente, se confraterniza. Assim, a Prefeitura traz uma boa nova: poderá oferecer mais atenção à urgência e emergência. Ela conta que de 2005 até hoje, os atendimentos clínicos do Samu triplicaram. Os números atendimentos de saúde mental e da área de traumatologia estão cinco vezes maiores. O total de atendimento chega a 16,3 mil ao ano – quase 50 por dia, e desses, cerca de 20 são encaminhados ao Pronto Socorro (PS).
A secretária lembra que a atual administração criou um quadro de servidores próprio do Samu, com seis enfermeiros concursados e 15 médicos contratados, e toda a equipe recebe adicional pelo trabalho. Para ela o Samu cresceu muito em termos de regulação. Hoje há, permanentemente, dois médicos em plantão – um para a regulação e um para o caso de necessidade de acompanhamento da ambulância.
Para o prefeito Fetter é importante qualificar, cada vez mais, o serviço, que é imprescindível, ainda mais por Pelotas ser a responsável por regular o Samu de outros 11 municípios da região – uma população de cerca de 800 mil habitantes.
O superintendente de Administração Geral e Apoio da SMS, Antônio Selister, diz que a população estava ansiosa pelo uso dos novos veículos, assim como a gestão, e os trâmites para que eles pudessem começar a rodar foram feitos em tempo recorde. O Governo Federal estabeleceu o período de 20 de novembro a 7 de dezembro para que eles fossem retirados, em São Paulo. Dia 20 a empresa contratada recebeu o veículo e dia 23 eles já estavam em Pelotas, mas como era sexta-feira, o processo só pode ser iniciado segunda-feira, dia 26, assim, em três dias eles já estão atendendo a população.
O coordenador do Samu Pelotas, Thiago Pintos Brunett, enfatizou a necessidade dessas ambulâncias para a comunidade, pois as antigas precisavam ser substituídas, sem comprometer o atendimento. Agora ele pode ser ampliado e agilizado. Simultaneamente está sendo feita, para implantação até o fim do ano, a modernização do software da regulação do Serviço, que resolverá o problema de ligações interrompidas ou de chamadas não atendidas.
Fonte: Prefeitura Municipal de Pelotas
Mais notícias sobre Pelotas:
- Mais 210 vagas para os cursos do Pronatec em Pelotas
- Servidores municipais de Pelotas terão ponto facultativo dia 11
- Sete de Abril: obras na cobertura devem iniciar na próxima semana em Pelotas
- Sanep alerta para alterações no abastecimento de água de Pelotas
- Contrato para obra de instalação do GGI-M e PPV é assinado em Pelotas