Definido o calendário escolar das EMEFs das zonas urbana e rural de Pelotas
sexta-feira, 11 de janeiro de 2013A Rede Municipal de Ensino Fundamental e Médio do Município terá calendário escolar distinto para o início das aulas em 2013. A decisão foi tomada na reunião do último dia 08 à tarde, na Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), entre a vice-prefeita e secretaria interina da pasta, Paula Mascarenhas, e os diretores das instituições de ensino.
Nesta primeira reunião com os diretores do Ensino Fundamental, Paula acertou que os alunos matriculados na zona urbana retornarão às aulas no dia 4 de março. Enquanto que nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da zona rural, o calendário escolar começará nos dias 27 de fevereiro e 4 de março. A decisão por diferentes datas na região se deve à vontade da maioria dos diretores e também às peculiaridades de cada educandário.
Na abertura do evento, Paula saudou os diretores e diretoras das EMEFs. “A minha presença aqui na Secretaria é para dar um olhar muito especial à educação, aos professores e aos alunos. Não basta a criança estar matriculada na escola, temos que valorizar o servidor, o aluno, a escola para termos uma educação de qualidade e formar gerações melhores”, disse.
Licenciada em Letras, apaixonada pelo magistério e pela primeira vez à frente da Educação como gestora, a vice-prefeita pediu paciência e colaboração neste início de governo. “Compreendo que vocês tenham que me cobrar e por isso vou precisar me encontrar individualmente com cada um para discutir os problemas específicos de cada escola”, destacou.
Durante o encontro, Paula reconheceu que os professores sofrem na pele por estarem na linha de frente e que são cobrados a todo momento pela comunidade escolar. Para elencar as prioridades de cada escola, ela também vê a necessidade de fiscalização dos professores junto as suas escolas. Disse que o governo quer estabelecer uma parceria de duas vias em que priorizará, inicialmente, a solução dos problemas o mais breve possível.
Na sua fala, Paula enfatizou que a mobilização para qualificar ainda mais a rede de ensino se alicerçará no aluno, no professor e na família. “Vamos pensar sempre no interesse comum das pessoas”, garantiu.
A pedido da secretária interina e para se familiarizar com as equipes, cada representante de escola fez a sua apresentação individual e expôs os problemas pontuais das suas escolas. Paula afirmou que irá rever o limite máximo de horas destinadas aos projetos da rede de ensino e buscar soluções para melhorar o funcionamento das bibliotecas, entre outros.
Quanto aos projetos existentes e futuros, a secretária interina da Smed disse que serão mantidos aqueles em que os alunos sejam atraídos por atividades lúdicas, que contemplam o teatro, o esporte e a música. Nesta quarta (09), às 14h, no auditório da Smed, Paula receberá os diretores das escolas municipais de Educação Infantil para definir o calendário escolar 2013.
O futuro secretário de Educação e Desporto, Gilberto Garcias, também participou da reunião.
Fonte: Prefeitura Pelotas
Mais notícias sobre Pelotas:
- Brasil de Pelotas e Riopardense ficam no 3 a 3 no Bento Freitas
- Viaturas da Guarda Municipal de Pelotas recebem adesivos para avaliação dos serviços pela população
- UBS Sítio Floresta engajada ao Outubro Rosa em Pelotas
- Museu da Baronesa realiza exposição dedicada à mulher em Pelotas
- Pelotas: OAB pedirá suspensão da venda de novas linhas de celular em todo o RS