Clínica Veterinária responde a edital para castração de cães em Pelotas
terça-feira, 9 de outubro de 2012A Veterinária Multirraças LTda. atendeu o edital de Chamamento Público para o credenciamento de Clínicas Veterinárias interessadas na prestação de serviços de castração de cães semidomiciliados e de rua, sob a forma de campanha em bairros, lançado pela Prefeitura Municipal de Pelotas no final de agosto.
A Comissão Especial de Credenciamento da Secretaria Municipal de Saúde de Clínicas Veterinárias para Castração de Cães, constituída pela Portaria 10 da SMS e composta por Leonardo Raffi, Cristieli Prestes e Denise Vargas, considerou a Clínica apta, por ter preenchido todos os requisitos.
O prefeito Adolfo Antonio Fetter já assinou o termo de credenciamento e equipe da Secretaria se reuniu com a Clínica ontem (8), a fim de dar início aos serviços de castração de cães de rua o mais breve possível.
“Considerando o elevado número de cães errantes e semidomiciliados que estão soltos pelas ruas da cidade, e conscientes de que é responsabilidade do poder público tomar os cuidados necessários para evitar que estes animais continuem se multiplicando, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, criou o projeto e lançou o primeiro edital em maio deste ano. Infelizmente não tivemos êxito, mas fizemos novo edital, aumentando o valor por castração e agora vamos conseguir colocá-lo em prática”, disse a secretária de Saúde, Arita Bergmann. A gestora recordou que o projeto inclui atividades informativas junto à comunidade.
A Veterinária Multirraças, localizada na rua Benjamin Constant, 1.160 (esquina com Gonçalves Chaves), cujo nome fantasia é Pronto Pet e que atende 24 horas, tem como sócio majoritário Humberto Zanusso Medeiros e poderá realizar até 200 castrações ao mês – recebendo, conforme disposto no edital, R$ 75,00 por procedimento.
São responsabilidades da SMS, segundo o projeto: cadastrar e regular os animais a serem castrados; encaminhar os animais ao serviço de castração, encarregando-se dos procedimentos prés e pós operatório e transportando-os até a clínica veterinária; acompanhar e fiscalizar a atuação da(s) clínica(s) credenciada(s). A Veterinária, por sua vez, deve responder pelos exames clínicos prévios à castração; medicamentos necessários antes e durante a cirurgia (anestésicos, sedativos, etc.); procedimentos cirúrgicos de castração, com base nas normas vigentes da área de saúde animal.
Fonte: Prefeitura Municipal de Pelotas
Mais notícias sobre Pelotas:
- Sanep alerta para alterações no abastecimento de água de Pelotas
- Sanep assina contrato para transbordo dos resíduos sólidos em Pelotas
- Dobram recursos para traumato e bucomaxilo da Santa Casa em Pelotas
- Mais 210 vagas para os cursos do Pronatec em Pelotas
- Usuárias da Saúde Mental fazem curso de corte e costura em Pelotas