Cerest adere ao Dia Internacional da Conscientização sobre ruído em Pelotas
terça-feira, 24 de abril de 2012No dia 25 de abril é celebrado o Dia internacional da Conscientização sobre o ruído. Para refletir sobre seus efeitos na saúde e no meio ambiente e pensar nas melhorias, o Centro Regional de Referencia em Saúde do Trabalhador (Cerest), da macrorregião Sul, adere às ações da Campanha “Ruído: existem motivos para você se proteger!”.
Com o tema “Bem estar garantido é bem estar sem ruído”, a campanha busca destacar o impacto do ruído excessivo na vida das pessoas, promover a qualidade de vida sem esses ruídos, além de apontar medidas de como diminuí-los na cidade de Pelotas.
Para tanto, durante 60 segundos, das 14h25 às 14h26, serão desligados pelo mundo diversos equipamentos que produzem sons para destacar o impacto no dia-a-a-dia das pessoas.
De acordo com a fonoaudióloga do Cerest, Luise Marques da Rocha, os efeitos do ruído no ser humano não são imediatos, dependem do nível de intensidade do ruído, do tempo de exposição e da predisposição pessoal, mas eles aparecem com o tempo e são cumulativos.
Os principais efeitos são: perda temporária ou permanente da audição, dificuldade de compreensão da fala, zumbido, insônia, irritabilidade, depressão, dificuldade de concentração, tontura e dor de cabeça, alterações gástricas e intestinais e hipertensão.
Para divulgar a ação foram entregues cartazes em ambientes de trabalho de risco como empresas de ônibus, companhia de energia elétrica, secretaria de obras, pedreiras, empresa de saneamento básico, sindicatos como o da alimentação e rural, ainda para os municípios de abrangência Cerest Macrosul.
Mais orientações sobre o assunto pelo telefone (53) 3225-5588 ou (53) 3227-5217.
Fonte: Prefeitura de Pelotas