Prefeitura de Pelotas recebe exemplares do Almanaque do Bicentenário
sexta-feira, 26 de abril de 2013Representantes da “Gaia – Cultura e Arte” estiveram com a prefeita em exercício Paula Mascarenhas para fazer a entrega de 108 exemplares do Almanaque do Bicentenário de Pelotas. Do total, 78 serão destinados às escolas do município, e os demais para as secretarias de Educação e Desporto (Smed) – e sua biblioteca; de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet); de Cultura na cidade de Pelotas (Secult) e gabinete do prefeito.
Paula diz que esse é um projeto maravilhoso que resgata a história de Pelotas e a iniciativa de João Simões Lopes Neto em 1912. “É uma declaração de amor a Pelotas e um resgate histórico do seu maior escritor”, afirmou ao falar sobre a satisfação de poder levar a obra para as crianças da rede municipal de Educação.
Os irmãos Fernando e Duca Keiber, da Gaia, dizem que a publicação original de João Simões Lopes Neto foi dividida em oito fascículos, assim existem poucas coleções completas. A ideia foi unir esse material em uma só obra, agregando novas informações, já que o original foi feito a partir de relatos orais, sem muitas referências históricas. Eles afirmam ainda que, na época, o escritor convocou a população a revisar e até contradizer as informações levantadas por ele, como forma de estimular a pesquisa e a memória coletiva.
O primeiro volume foi lançado em 2012, ano do bicentenário. Atualmente, 35 pesquisadores trabalham nos próximos dois volumes, que assim como o primeiro, já estão aprovados pelo PróCultura (programa de incentivo à cultura do Governo do Estado). A Josapar foi a patrocinadora do primeiro livro e já se comprometeu em patrocinar 50% do segundo e do terceiro.
Fonte: Prefeitura Pelotas