Vistoria aponta falhas na estrutura de teatro tradicional de Pelotas
quinta-feira, 17 de janeiro de 2013O primeiro grande teatro do Rio Grande do Sul passa por uma situação dramática. Fechado há cerca de três anos devido a falhas na estrutura, o Theatro Sete de Abril passou por uma vistoria da Secretaria Municipal de Cultura, que apontou problemas como goteiras e infiltração. O local passará por uma reforma, diz a prefeitura de Pelotas.
A má conservação das paredes é resultado dos danos no telhado. Parte da madeira do forro cedeu e o piso também ficou danificado. Até um cogumelo nasceu em pleno palco que ao longo de 180 anos recebeu importantes espetáculos.
O Theatro Sete de Abril foi construído entre 1831 e 1834, e é uma das mais antigas casas espetáculos do país. Passou por pelo menos quatro reformas, a última em 2001. Em março, completa três anos de inatividade.
Segundo técnicos da prefeitura, o abandono piora a situação. “Temos o problema da incidência das chuvas bastante fortes no inverno, e as calhas têm de ficar limpas e os tubos de queda, desobstruídos”, explica o arquiteto da Secretaria de Cultura Fábio Caetano.
A obra será feita com verba do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão vinculado ao Ministério da Cultura. A primeira etapa é a reforma emergencial de toda a cobertura: telhas, madeiras de sustentação e forro. Os recursos chegam a R$ 1,5 milhão.
“O governo já tem os recursos para fazer a todas toda a operação necessária para a recuperação do telhado do teatro”, diz o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Pelotas:
- SSJS expõe artesanatos produzidos nos Abrigos Institucionais de Pelotas
- Pelotas: Estacionamento Rotativo terá nova licitação nos próximos dias
- Marcha para Jesus compõe o calendário oficial de Pelotas
- Programa DST/AIDS promove capacitação em Pelotas sobre Hepatites Virais
- Carnaval em Pelotas: esclarecimentos sobre acesso e venda de ingressos