Pelotas: Contrato qualificará atendimento do Samu
quinta-feira, 10 de janeiro de 2013Um contrato assinado no último dia 19 entre a Secretaria de Saúde (SMS) e a empresa True Information Technology, selecionada por meio de licitação, deve qualificar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), garantindo disponibilidade, rapidez e segurança ao facilitar o trabalho dos servidores, diminuir o tempo de saída das ambulâncias e auxiliar a busca do endereço da chamada. Hoje (9) foi feita a primeira reunião para operacionalizá-lo.
Atualmente, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul oferece o suporte, porém os recursos são limitados. Com a mudança melhorará a estrutura tanto de programas, quanto de equipamentos, para atender com mais qualidade toda a demanda da região, que pode chegar a 1,2 milhão de habitantes, quando o município de Rio Grande for incorporado pelo Samu Regional.
Até o fim de janeiro os equipamentos devem estar instalados, e na última semana do mês a equipe será treinada para a utilização. Com a estrutura atual, o tempo médio de saída da ambulância da sede, a partir do recebimento da ligação, é de sete minutos. Com as mudanças, a redução será gradativa até chegar a três minutos. Em casos graves, esse tempo deverá ser ainda menor. O sistema, com os novos recursos, começará a ser utilizado no dia 1º de fevereiro.
O contrato garantirá três servidores para suporte, gravação digital do áudio das chamadas, oito computadores, cinco tablets, cinco GPSs, um monitor de 42 polegadas para acompanhar o deslocamento das ambulâncias, uma central telefônica e 40 horas de capacitação dos servidores. A secretária, Arita Bergmann, diz que após a implementação do novo sistema será avaliado o serviço oferecido pela operadora de telefonia. Caso se mantenha as constantes perdas de ligações, a operadora será substituída.
Os tablets serão usados para que a equipe da ambulância receba todas as informações sobre o caso, como idade do paciente, sexo e problema relatado, assim como o mapa do local e solicitações de manutenção do veículo, como abastecimento e higienização.
Os GPS serão utilizados pela Central para acompanhar o deslocamento da ambulância e têm memória de seis meses. A qualquer momento, dentro desse período, poderá ser consultado cada local por onde o veículo passou e onde parou, com os respectivos horários e duração.
O coordenador do Samu, Sérgio Cioffi Traunetti, diz que o tempo de resposta do serviço depende também da colaboração de quem faz a ligação, da objetividade das respostas dadas aos atendentes. O representante da empresa contratada, Nilton Goulart, afirma que o objetivo é salvar o maior número de vidas, com o mínimo de sequelas possível para os pacientes.
Em 2012 o Samu recebeu 205 mil ligações. Destas, 12,5 mil resultaram em saída de ambulância, 37,5 mil foram pedidos de informações, e 58 mil trotes.
Participaram da reunião o ex-coordenador do Samu, Thiago Pinto Brunett; e integrantes da equipe.
Fonte: Prefeitura Pelotas
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