Dezenas de pessoas participam da Caminhada do Outubro Rosa em Pelotas
sexta-feira, 26 de outubro de 2012A cor rosa tomou conta, ainda que brevemente, de algumas ruas do Centro de Pelotas, no final da tarde de quarta-feira, 24 de outubro. Com faixas, cartazes, camisetas, perucas e muitos balões e laços, tudo em rosa, dezenas de pessoas, a maioria mulheres, participaram da Caminhada alusiva ao Outubro Rosa – movimento mundial de luta contra o câncer de mama, que partiu do Altar da Pátria, na avenida Bento Gonçalves, por volta das 17h, percorreu a rua Andrade Neves, cruzou a Praça Coronel Pedro Osório e culminou na frente do Paço Municipal, com todos cantando “O que é, o que é?”, de Gonzaguinha. No final do ato, estouraram os balões.
“Em nome da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), agradecemos a todos que se uniram a nós nesta caminhada e aos nossos parceiros, pelo fundamental apoio, e lembramos que esta foi apenas uma manifestação pela vida, que deve ter continuidade com muitas outras ações para que, cada vez menos, a gente perca nossos familiares por razões que poderiam ser evitadas”, disse a gerente de Programas da SMS, Ana Costa, referindo-se aos exames de prevenção de câncer de mama, “Obrigada pela companhia, pelo carinho e pelo entusiasmo!”, finalizou.
Participaram da Caminhada diversos setores da SMS, entre eles, integrantes do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) e das universidades Federal e Católica – desta, esteve um grupo da Associação Atlética dos Acadêmicos (AAA) da UCPel.
Por iniciativa do Programa Saúde da Mulher, da SMS, em parceria com Aapecan, UFPel e UCPel, a programação do Outubro Rosa está realizando atividades desde o início do mês. Engajaram-se ao movimento as UBSs Sítio Floresta, Cohab Fragata, Simões Lopes, Pam Fragata, Vila Municipal, Vila Princesa, Dom Pedro e Cohab Lindóia. Entre as ações desenvolvidas estão a colocação de cartazes, palestras e distribuição de folhetos explicativos em sala de espera; palestras no grupo de gestantes; facilitação de consultas de enfermagem e/ou médica, para realização de exames de mamas e se necessário solicitação de mamografia; e prevenção do câncer de mama e rastreamento da situação do exame de colo uterino em todas as mulheres, acima de 40 anos, atendidas no período, entre outras.
Fonte: Prefeitura Municipal de Pelotas