Inaugurada biblioteca para moradores de rua em Pelotas
sexta-feira, 19 de outubro de 2012Com o objetivo de estimular o hábito da leitura aos moradores de rua foi inaugurada na tarde de quarta-feira, 17, a biblioteca do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro Pop). O espaço conta com livros literários, revistas, histórias em quadrinhos entre outros estilos, além de um televisor e um aparelho de DVD doados por pessoas da comunidade.
Segundo a secretária de Cidadania e Assistência Social (SMCas), Beth Marques Dias, a equipe do Centro Pop atende a pessoas em situação de rua visando à reinserção familiar e comunitária, por meio do acesso à documentação, da disponibilidade de estrutura para higiene e alimentação. “O espaço de leitura vem complementar o trabalho do Centro no incentivo de construção de novos projetos de vidas dos usuários. A leitura estimula a imaginação e criatividade e permite ao leitor uma viagem pelo mundo sem sair da sala”, declara.
Um dos usuários do Centro, Ricardo Guimarães, 53 anos, disse que a biblioteca é um ótimo passa tempo. “Sou pescador e gosto de ler sobre o assunto, já li vários livros do escritor Amir Klink, que viaja pelo mundo sozinho em seu barco. Estou utilizando o Centro para refazer meus documentos e poder retomar a vida”, conta Guimarães.
O projeto da biblioteca foi desenvolvido pela estagiária do curso de Serviço Social, Vanderleia Dias Murias, como objetivo de incentivar o apreço dos moradores de rua pela leitura. “Tivemos um apoio muito positivo da comunidade que doou livros e equipamentos para compor a estrutura de forma anônima”, declara.
O Centro Pop está em funcionamento desde abril de 2011, localizado no centro da cidade. A casa mantida pela Prefeitura Municipal de Pelotasdispõe às pessoas em situação de rua local para alimentação, higiene e atividades do Programa de Educação para Jovens e Adultos (Peja). E ainda, conta com uma equipe profissional que acolhe e auxilia moradores de rua na inserção social e na reaproximação da família.
Fonte: Prefeitura Municipal de Pelotas