Inaugurado o Centro de Reabilitação Visual Louis Braille em Pelotas
terça-feira, 2 de outubro de 2012O prefeito Adolfo Antonio Fetter e a secretária de Saúde, Arita Bergmann, participaram da cerimônia de inauguração na sexta-feira (28), do Centro de Reabilitação Visual (CRV) Louis Braille, na rua General Osório, 1.152. Fetter foi convidado a fazer o desenlace da fita, ao lado do presidente da Associação Escola de Educação Especial Louis Braille, Dilmar Cunha Rodrigues, e do presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Coepede), Roberto Oliveira, abrindo oficialmente as atividades do Centro. “Hoje é um dia especial para todos nós. É uma alegria muito grande poder participar desta inauguração, que amplia os serviços da Louis Braille, esta importante instituição que trabalha pelo bem da comunidade há seis décadas. Pelotas mais uma vez polariza os serviços nesta área e, a exemplo do que já vem acontecendo com o Cerest e o Samu, faz com que o Município assuma seu papel de referência regional”, disse o prefeito, após saudar a todo e manifestar sua emoção ao ouvir as apresentações artísticas dos corais.
Logo no início do ato, o cerimonialista Carlos Machado solicitou um minuto de silêncio em respeito a Ingomar Venzke, diretor da Escola de Educação Especial, que morreu em 16 de junho deste ano e havia participado na elaboração do projeto do Centro de Reabilitação Visual. Na sequência, houve apresentação do grupo de cantores da Louis Braille, “Amigos para sempre”, coordenado pela professora Milene Vieira. Os jovens cantaram quatro canções, entre elas o tema do mascote da escola, o “Braillinho”, que foi apresentado aos presentes.
Depois foi a vez do Coral Adulto da Louis Braille, que entoou o hino da instituição e outras canções, sob coordenação e acompanhamento musical ao violão de Solon Silva. Após o desenlace da fita inaugural, pelo prefeito Fetter, Dilmar Rodrigues e Roberto Oliveira, foram entregues recursos óticos a quatro reabilitandos: Rodrigo Vieira, Tiane, Luíza Vitória e Guilherme.
O presidente Dilmar Rodrigues disse estar muito gratificado pelo credenciamento e garantiu que a instituição está pronta para cumprir, ao pé da letra, todos os compromissos assumidos no contrato firmado com a Prefeitura Municipal de Pelotas, Estado e União. “Não fugiremos à nossa responsabilidade de atender melhor os deficientes visuais da região sul”, declarou.
Participaram da cerimônia inaugural do CRV Louis Braille representantes de diversas instituições de saúde, entre elas as 3ª e 7ª Coordenadorias Regionais de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Cidadania e Assistência Social (SMCas) e de Educação e Desporto (Smed), além dos profissionais do CRV e da Escola Louis Braille, usuários e familiares.
Saiba Mais:
O CRV Louis Braille foi credenciado ao Ministério da Saúde através da Portaria Nº 327, de 16 de abril de 2012, e será mantido pela Associação Escola de Educação Especial Louis Braille. Sua implantação foi viabilizada por meio de um convênio entre esta e a Prefeitura Municipal de Pelotas. O Centro é referência para 1.053.318 habitantes, de 28 municípios da macrorregião sul no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a pessoas com deficiências visuais. O convênio foi assinado no dia 2 de julho deste ano, no Paço Municipal. O recurso financeiro no valor de R$ 220.425,75 ao ano destina-se à avaliação e acompanhamento oftalmológicos, tratamento terapêutico especializado, acompanhamento com equipe multiprofissional para a reabilitação do paciente e a concessão e adaptação de recursos ópticos, com estimulação precoce, orientação e mobilidade e atividade da vida diária.
Equipe da CRV Luis Braille:
Simoni Triantafilu – coordenadora
Fernanda Reis – médica
Vitor Castanho – médico
Rosana Maris Sposito – psicóloga
Marília Campos – assistente social
Lisiane Oliveira da Silva – assistente social
Rafael Barbosa – professor
Rita de Cássia Rosa dos Santos – psicopedagoga
Meri Helen Bjerk Vieira – a pedagoga e reabilitadora visual
Graziela LaFalce – terapeuta ocupacional
Guillermo Rodolfo Carrasco – optometrista
Francis Huszar Schneid – optometrista
Juliana Ries Girão – pedagoga
Kenia Triantafilu – pedagoga
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3222-2151 ou pelo e-mail centroreabilitacaovisuallb@hotmail.com.
Fonte: Prefeitura Municipal de Pelotas