Famosos em todo o país, doces de Pelotas terão selo de certificação
quinta-feira, 31 de maio de 2012O desafio está lançado: tente manter a dieta durante uma visita à 20ª Feira Nacional do Doce (Fenadoce), que começou nesta quarta-feira (30), na cidade Pelotas.
Até 17 de junho, são esperadas mais de 300 mil pessoas nos cerca de 300 estandes montados no Centro de Eventos. Neste ano, a novidade é o docinho com selo de identificação geográfica, que atesta ao consumidor a procedência do produto.
Ou seja, dá a certeza de que foi feito pelos famosos confeiteiros da cidade. A expectativa é de que 2 milhões de doces sejam vendidos.
“Assim como uma bebida da região de Champagne, na França, é certificada, agora quem comer um produto com a marca Doces de Pelotas saberá que ele realmente foi produzido aqui”, explica a gerente do Centro de Eventos e uma das organizadoras da feira, Michele Lima.
O selo concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) só pode ser usado pelos confeiteiros cadastrados na Associação dos Produtores de Doces de Pelotas. Neste ano, somente um dos estandes da feira terá a certificação nos 15 tipos de doces que serão comercializados. “A ideia é de que todos tragam essa garantia no ano que vem”, reitera Michele.
O código virá impresso na embalagem plástica que envolve o doce e a partir dele qualquer pessoa poderá acessar o site da Associação e verificar, por exemplo, qual a empresa produtora e quais ingredientes foram usados na receita.
“Os doces seguem sendo artesanais, só queremos evitar que pessoas que não têm qualquer ligação com a região usem o nome”, diz a secretária-executiva da Associação e doceira, Cristiane Ruas. “Assim podemos garantir a qualidade do produto final”, afirma.
Para ganhar o selo, os confeiteiros têm de cumprir quesitos sobre ingredientes e cuidados especiais no preparo. Entre os doces certificados estão delícias como quindim, olho de sogra, pastel de Santa Clara, camafeu, panela de coco, entre outros. Para escolher o mais popular da Fenadoce, foi lançado um aplicativo no Facebook, o docebook.
Por meio de uma votação, os internautas escolhem o preferido e concorrem a uma caixa cheia de quitutes.
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